Translate this Page

Rating: 2.3/5 (91 votos)




ONLINE
1






Tipos de Vegetação

Tipos de Vegetação

 

                                                                   Campos

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

 

    Os campos localizam-se principalmente no sul do Brasil. A Campanha Gaúcha é constituída por uma superfície plana e igual que, por causa da sua enorme extensão e seu aspecto uniforme, apresenta uma vegetação * monótona, constituída basicamente por gramíneas (10 a 50cm de altura), formando um tapete que recobre o relevo* suave (coxilhas).
    As arvores são quase ausentes desse sistema e as espécies herbáceas (arbustos ou gramíneas)  que existem na região, podem aparecer em tufos dispersos, deixando exposto e desprotegido o solo *, que recebe da vegetação umidade, e uma importante quantidade de matéria orgânica, pois é muito pobre de nutrientes. Assim as raízes das espécies não são muito profundas.

 

* Vegetação: A pobreza do solo, explica a pobreza da vegetação. As adaptações às condições climáticas são  a diminuição da transpiração e da evaporação através da mudança da forma de suas folhas, que passam a ter formatos mais alongadas e pontiagudos.
* Solo: Os solos possuem acidez excessiva e são compostos por:

 

-  uma espécie de barro fino tão fortemente ligado que só com muita dificuldade absorve água

 

- um barro arenoso com pedregulhos que fornece a vegetação um solo muitas vezes duro e pouco permeável que depois das chuvas seca rapidamente.

 

 * Relevo: A topografia suave com pouca declividade deixa o chão sem abrigo contra a insolação e os ventos, permitindo ao mesmo tempo um rápido secamento pelo escoar da água.
 * Clima: O clima da região é ameno devido a sua posição subtropical, e o regime de chuvas é constante e há ocorrências de geadas nos meses mais frios. O clima da região é denominado subtropical úmido.  

 

 DEGRADAÇÃO:
 
 O principal problema ambiental da campanha gaúcha, vem sendo o processo de desertificação. Esse processo consiste na redução da vegetação e da capacidade produtiva do solo. Isto ocorre geralmente em áreas de clima árido, mas nas pradarias está associado a ação antrópica. O uso de maquinário pesado para plantações de soja e arroz, que revolvem a parte superior do solo mas compacta os extratos inferiores, dificultam  a penetração de água, do ar e das raízes das plantas. Além da mecanização, a pecuária de bovinos e ovinos também está associada a desertificação da Campanha Gaúcha. Ao pastar, o gado pisoteia a vegetação e provoca a compactação dos horizontes mais profundos do solo. Sendo assim, o brotamento das plantas é dificultado e a ação dos ventos contribui para a propagação da areia.
 Malefícios:

 

 Êxodo rural

 

 Redução de terras férteis

 

 Assoreamento dos rios e enchentes

 

 Migração da fauna

 

 Alteração do clima

 Erosão do solo (voçorocas *)

 * Voçorocas: Erosão provocada pela ação das chuvas que abrem grandes buracos no solo.

 A única forma de salvar uma área desertificada é a plantação em larga escala de espécies ideais para combater a expansão do deserto e promover a volta da produtividade da terra.
   Apesar de ter uma pequena variedade de vegetação, os campos possuem uma grande riqueza em espécies animais como roedores de pequeno porte, carnívoros (lobos, coiotes e raposas), aves de rapina e siriema, répteis e insetos.
    Em mais de 15 municípios do sudoeste gaúcho está acontecendo o processo de desertificação, que ataca 15% da superfície do planeta. Esse processo vem deixando fora de produção quase 60.000 km2 de terras férteis por ano.
Ocupação e criação de gado na campanha gaúcha.
________________________________________________________________________________________________